CONVIVER BEM PARA VIVER MELHOR!!

Centro de convivência para pessoas idosas!

A melhor idade é a idade que tens!

momento de lazer

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Segredo da vida

Seja capaz de mudar e aproveite os dias que lhe são concedidos para desfrutar das belezas e encantos que a vida lhe oferece. Seja capaz de perdoar, respeitar, dialogar e amar sem restrições. Seja otimista e cultive as relações de amizades!
Paz e bem ....

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CONVITE: 5º Seminário Estadual da Pastoral da Ecologia

CONVITE:

Diante da realidade socioambiental que nos desafia como seres humanos e cristãos, a fé e a Palavra de Deus nos fazem ouvir e auscultar o grito profético da nossa mãe e irmã Terra e agir em defesa da vida no planeta. É hora da união de forças, da comunhão de sonhos e da ação cooperativa e solidária para testemunhar nossa fé no Deus criador e defensor da vida. É preciso pensar, decidir e agir juntos, conhecer o chão da realidade, mirar o horizonte e construir o caminho da sustentabilidade, da integridade da criação.

Por isso, a Pastoral da Ecologia do Rio Grande do Sul promove seu 5º Seminário Estadual, que acontecerá no dia 27 de novembro de 2010. Este seminário é um momento de formação e articulação da Pastoral da Ecologia e é desenvolvido sob o método Ver-Julgar-Agir. Venha participar conosco, convide as pessoas interessadas e engajadas na causa ecológica e ajude a divulgar o encontro. É importante que a Igreja esteja atuante na questão ambiental e já precisamos nos preparar para a Campanhada Fraternidade 2011 que vai abordar o tema da Ecologia.

5º Seminário Estadual da Pastoral da Ecologia

Data: 27 de novembro de 2010
Horário: das 8h30min até as 16h30min
Local: CNBB - Av. Cristóvão Colombo, 149 - Porto Alegre/RS
Confirme sua presença pelos telefones: (51) 85463317; (51) 98995706

Ou pelo e-mail: pastoraldaecologia.rs@gmail.com

Um abraço.

Coordenação da Pastoral da Ecologia
(Natália Soares, Maria de Lourdes Figueiredo, Carlos Azambuja, Pedro Figueiredo, Ir. Antônio Cechin, Pilato Pereira)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mês de Novembro


Na alegria de iniciarmos um novo mês, nós da Casa Santa Clara gostariamos de dizer que é muito importante o cuidado e o respeito a toda a pessoa idosa, seja ela alguem da família, um (a) vizinho (a) ou mesmo alguém desconhecido (a). Ajude quando possível, colabore para que se tenha melhores condições de se locomover pelas vias públicas, pelas praças e meios de transporte. Seja você amigo (a) das pessoas idosas e quando possível pare para escutar as histórias que elas tem a nos contar, vale a pena.
A todas as pessoas a nossa alegre e fraterna saudação de Paz e bem.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

mensagem do final do mês de Outubro



Estamos no final do mês de Outubro e neste mês tivemos vários momentos de alegria e coisas boas que aconteceram na Casa de Convivência Santa Clara, especialmente na primeira semana, onde tivemos algumas palestras dedicadas às pessoas idosas.
Também aconteceu na Casa a festa e a celebração na última quarta do mês (27/10/10). Com isto, tivemos vários momentos alegres e importantaes neste mês de Outubro.
Vamos iniciar o mês de Novembro com toda a motivação e alegria, continuando a nossa missão de acolher com carinho e dedicação a todas as pessoas idosas. Paz e bem.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Papa considera idosos uma bênção para a sociedade


O papa Bento XVI durante sua visita ao Reino Unido disse que os idosos são uma "bênção" para a sociedade e expressou repúdio à eutanásia, ao afirmar que a vida é um dom de Deus e só corresponde a ele dá-la e tirá-la.

O Pontífice fez essas manifestações em Londres durante sua visita ao lar de idosos St. Peter Residence, em Vauxhall, dirigido por uma congregação católica fundada em 1839 por Jeanne Jugan na Bretanha (França) e presente no Reino Unido desde 1851.

Bento XVI, de 83 anos, disse que se sentia muito à vontade entre os outros idosos. Após destacar o trabalho da congregação, acrescentou que, já que os avanços médicos e outros fatores permitem uma maior longevidade, "é importante reconhecer a presença de um número crescente de idosos como uma bênção para a sociedade".

"Cada geração pode aprender com a experiência e a sabedoria da geração que a precedeu", assinalou o papa, segundo quem a prestação de assistência aos idosos deveria ser considerada não tanto um ato de generosidade, mas de satisfação de uma dívida de gratidão.

site: http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Outubro e a Pessoa Idosa


Outubro é o mês que a Igreja celebra e dedica as missões e também é o mês onde temos a festa de São Francisco de Assis, São Judas e no qual festejamos a nossa Mãe Aparecida. Devoção presente em todo o Brasil, no qual as pessoas idosas cultivam um carinho especial por Nossa Senhora Aparecida.
No mês de Outubro em que recordamos o mês missionário olhamos para as pessoas idosas como verdadeiras testemunhas de fé, de força e coragem. São missionários e missionárias que com sua presença levam o Evangelho e denunciam o descaso da sociedade com os idosos.
As pessoas idosas tem muito a nos ensinar, pois com sua experiência de vida e sua confiança em Deus são exemplos a todos os jovens e adultos. Na alegria da presença na Casa Santa Clara de tantas pessoas idosas, todos se sentem abençoados por Deus por possibilitar ter o espaço de convivência e partilha, sendo ponto de encontro e amizade das pessoas idosas.
São as pessoas idosas que nos fazem recordar o quanto é importante caminhar com fé, confiar nas graças de Deus e de Nossa Senhora Aparecida. Assim, neste mês de Outubro lembramos que as pessoas idosas são missionárias dedicadas a promover o amor a Deus.


ass.: frei Darlan Dal'Maso

Semana do idoso

Na Casa Santa Clara do dia 5 a 8 de outubro aconteceram palestras formativas, informativas e oficina para as pessoas que participam do projeto. Na terça aconteceu a palestra sobre "depenências quimicas"; na quarta houve a oficina de biodança; na quinta aconteceu palestra sobre segurança alimentar e dia 8 sexta feira teve palestras sobre ervas medicinais e suas propriedades benéficas para a saúde.