“Estamos em um grande processo de transformação social e temos que nos preparar para essa nova realidade, pois temo que nossa sociedade se transforme numa população de pessoas excluídas e excludentes”, destacou o professor e presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), Márcio Poschman, na abertura das palestras do 4º Seminário Nacional sobre Cultura da Paz.
O evento, que é promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Economia e Direitos Humanos: garantir direitos para a promoção de uma cultura de paz”, começou hoje, 24, e segue até o final da tarde de amanhã, 25, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília.
Segundo o presidente do IPEA, Márciomarcioposchmanculturadapaz, os Direitos Humanos e a crise econômica caminham lado a lado. Segundo informações do professor, a crise mundial está sendo sanada pelos países subdesenvolvidos, fato, segundo Márcio, inédito na história da humanidade. “Os países ricos não conseguem sair da crise e os pobres ou emergentes sanaram boa parte dessa crise, como é o caso da China, Índia e especialmente Brasil, o que é absolutamente fantástico, um fenômeno novo, nunca antes visto. O Brasil está diante de uma oportunidade de liderar o mundo a frente de uma grave dificuldade enfrentada pelos países ditos de primeiro mundo”.
O presidente do IPEA fez também uma análise da mudança de comportamento da sociedade brasileira, informando dados do Instituto projetando duas décadas à frente. “O Brasil está diante de uma mudança que nós não estamos conseguindo entender. Estamos deixando de ser um país jovem e nos tornamos envelhecidos. Nossos jovens estão morrendo cada vez mais cedo, o que não é bom para uma nação em franco crescimento. Além disso, houve uma queda enorme da fecundidade das nossas mulheres. Hoje o Brasil conta com 190 milhões de habitantes. Em 1990, projetamos que chegaríamos em 2030 com uma população de 270 milhões de habitantes. Refizemos os cálculos com os dados atuais e constatamos uma queda de 63 milhões de habitantes, chegando à marca de 207 milhões em 2030. Em 2008 tínhamos 3 milhões de idosos, em 2030 serão 30 milhões”, enfatizou...
Veja a entrevista completa no site: http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/3928-comissao-brasileira-justica-e-paz-promove-seminario-sobre-direitos-humanos-e-cultura-da-paz
Centro de convivência para pessoas idosas!
A melhor idade é a idade que tens!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário