CONVIVER BEM PARA VIVER MELHOR!!

Centro de convivência para pessoas idosas!

A melhor idade é a idade que tens!

momento de lazer

terça-feira, 11 de maio de 2010

Idosos são esquecidos nos asilos da cidade.

Pessoas que fizeram muito por nossas vidas, e pelo nosso país, hoje são quase esquecidas por todos nós. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população com mais de 60 anos de idade é de 14,5 milhões de brasileiros. Se hoje a terceira idade representa 9% das pessoas no Brasil, estimativas apontam que até 2020 eles serão 12 % da população brasileira. E em 2050 serão 2 bilhões de idosos em todo mundo, sendo que 80% serão oriundos dos países em desenvolvimento.
O gasto com remédios fazem a pequena aposentadoria ficar ainda menor, a frágil situação financeira e os casos onde a doença avança em velocidade mais rápida que o lúcido raciocínio fazem desta parcela da população tão dependente de auxílio de terceiros quanto um recém-nascido. Com papel fundamental na vida de parte destes idosos, os asilos acabam se tornando suas casas, sejam elas abandonadas ou não. Muitos não sabem nem onde estão seus fami-liares e precisam contar com o auxílio destes abrigos, que trabalham de maneira voluntária para realizar atividades básicas como comer e ir ao banheiro.
Foi pensando em reverter este quadro de abandono que surgiu há 46 anos, o Asilo São Vicente de Paula em Santarém. Entidade criada em 1962 pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde no comando está o padre José Ronaldo. A instituição tem capacidade para abrigar 39 idosos e conta com o apoio de vários colaboradores, como a Receita Federal, Justiça, Prefeitura, Polícia Federal, um grupo de empresários sem falar na população que ajuda muito na manutenção da instituição doando cestas básicas, remédios, roupas, etc.
Como diversos setores da nossa sociedade, os idosos sofrem com a falta de cuidados e abandono. Não é raro abrir o jornal e se deparar com notícias de maus tratos, situações humilhantes e o total descaso com o que prevê o estatuto do idoso (Lei 10.741 criada em proteção da terceira idade, em vigor desde outubro de 2003). Entre as garantias do estatuto estão o direito às oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espi-ritual e social, direito a moradia digna, prioridades no transporte público e abrigo com instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança.
Leia mais: http://quarto-poder.blogspot.com/2008/08/idosos-so-esquecidos-no-asilo-da-cidade.html. No ar desde: 23/02/2007 E-mails: acidade@netsan.com.br m_santos1706@hotmail.com Responsável: Marcos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário