Qual a relação de cuidados qualificados à pessoa idosa com o enfrentamento à violência? Esta é a primeira pergunta que Tomiko Born, organizadora do Cuidar melhor e evitar a violência faz logo na introdução. O manual servirá como uma espécie de guia para o cuidador institucional, domiciliar e familiar de pessoas idosas, a fim de proporcionar melhores cuidados, participando dos esforços para reduzir a violência contra essa população e garantir-lhe um envelhecer com dignidade.
O manual do cuidador da pessoa idosa foi elaborado por iniciativa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, na perspectiva de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
A formação de cuidadores é uma estratégia de enfrentamento da violência, pois segundo pesquisas recentes uma grande parte da violência contra o segmento idoso ocorre no seio familiar ou em Instituições de Longa Permanência para Idosos, muitas vezes por falta de preparo do cuidador.
A elaboração deste manual contou com a participação de vários profissionais com formação em gerontologia e geriatria, além de cuidadores e pessoas idosas. Ele será utilizado nos cursos promovidos pelos Centros de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa.
http://www.portaldoenvelhecimento.net/violencia/violencia222.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário