CONVIVER BEM PARA VIVER MELHOR!!

Centro de convivência para pessoas idosas!

A melhor idade é a idade que tens!

momento de lazer

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Só existem perdas durante o envelhecimento?



Não, existem ganhos também, vejamos:
A.. Tempo – enquanto os mais jovens correm atrás dele, as pessoas idosas podem empregá-lo aproveitando oportunidades para se dedicar a atividades físicas, artísticas, religiosas, culturais, literárias. Aprender, criar, realizar um sonho.
B. Experiência – “enxergam longe”, as dificuldades os tornam mais experientes e adurecidos. Com competência e conhecimento, ajudam os mais jovens, dando conselhos. De forma serena criativa, fortalecem os vínculos.
C. Sabedoria – “bibliotecas vivas”, quanto mais avançada a idade mais acumulam conhecimentos. As pessoas idosas são os guardiões da memória coletiva, intérpretes do conjunto de ideais e valores humanos que mantêm e guiam a convivência social.
Desapegam-se de pormenores, rancores, difamações, lamúrias, ouvem antes de julgar valorizam o ser e não o ter , preocupam-se com o bem-estar dos outros, apreciam as belezas da natureza, da descoberta dos outros, de si mesmo e de Deus. A pessoa idosa é a fonte de sabedoria mais próxima de qualquer ser humano. Com sua grande experiência de vida profissional, social, emocional, psicológica e comportamental, possibilita aos mais jovens oportunidades de compartilhamento de saber com um nível considerável de qualidade de informação.
D. Maturidade – é atingir um completo desenvolvimento, adquirido com as experiências vividas. Ao longo da vida, aprende-se que os sofrimentos cotidianos contribuem freqüentemente para o amadurecimento das pessoas, abrandando-lhes o caráter.
E. Tolerância – é uma das mais belas virtudes. Respeitar o outro, seu modo de agir, pensar e sentir , saber o momento de falar e de calar . As pessoas idosas são mais afetivas, perdoam com mais facilidade, têm maior capacidade de amar.
F. Espiritualidade – é viver a vida centrada em Deus. A fé e a esperança, tão comuns nas pessoas idosas, as levam a olhar para a frente, com paz, otimismo e alegria pelo dom da vida. Os gestos são mais tranqüilos, a ansiedade e a correria não fazem parte do seu dia-a-dia, seu espírito está aberto à meditação, à reflexão, à contemplação, ao louvor. Sabem agradecer a Deus. Tudo pressupõe tempo, dedicação, fidelidade, perseverança, e esse é um privilégio de quem viveu bastante e chegou tranqüilamente a esse estágio de vida. A união com o Pai Celeste desenvolve-se e cresce por meio da oração, diálogo íntimo e verdadeiro com Deus.
G. Significado – Nas relações com os outros, o idoso desenvolve suas potencialidades, contribui para o bem comum e cresce na união com Deus. Valoriza-se, aumenta sua auto-estima, a aceitação de si mesmo, numa atitude de dignidade e consciência cristã. Busca a comunhão pelas relações de afeto e amizade, mobilizado pela experiência de doação de si, de fraternidade, de solidariedade. Na convivência com os irmãos, aparam-se as arestas, desenvolve-se o altruísmo, combate-se o egocentrismo exercita-se a partilha, constrói-se o Reino de Deus na terra.

Um comentário: