

O ensino musical para a terceira idade pode trazer benefícios não só na melhoria da qualidade de vida do grupo, como também pode promover aspectos de desenvolvimento criativo e expressivo do ser. Tame (1997) ensina que há exemplos que fortalecem a crença de que a música
tem uma força que interfere em todo o mundo a nossa volta e que esta força pode ter um caráter
físico, visível e audível e até mesmo, místico.
Sobre a ação da música em benefício da memória Tourinho (2006) acrescenta que a música pode favorecer a memória, evocan do lembranças do passado.Quando se ativa a memória através da música transmite-se o pensamento de que a senescência é um período propício à recordação. Assim, o idoso reconstrói experiências do presente e passado. Esta memória advém de um trabalho em que o prazer da música suscita o inconsciente a trazer material ao consciente.
A este respeito exemplifica Bosi (1994) quando estudando memória.... Leia mais: http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2006/CDROM/COM/01_Com_EdMus/sessao02/01COM_EdMus_0205-144.pdf
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